sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Fortes no ataque, Leonardo Silva e Réver formam zaga competente


Na recuperação no Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG fez 49 gols. Desses, dez foram marcados por zagueiros. Leonardo Silva fez seis, Réver marcou três, e o reserva Werley também deixou o seu. A marca é bastante expressiva e representa mais de 20% do total de toda a equipe.
Os números têm significado ainda maior se comparados aos de alguns jogadores de criação e de frente, que também disputam o Brasileirão. Os meias Alex, do Corinthians, e Paulo Baier, do Atlético-PR, assim como o atacante cearense Osvaldo, só fizeram cinco gols cada um. O badalado atacante vascaíno Éder Luís fez apenas quatro, e Kleber, ex-Palmeiras, nome de peso da grande área, só balançou a rede três vezes neste campeonato.
Leonardo Silva deixou sua marca de artilheiro nas três últimas partidas do Atlético-MG. O zagueiro fez o segundo gol da vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, marcou o único do Galo na derrota por 2 a 1 para o Corinthians e foi autor do gol que selou a goleada de 4 a 0 sobre o Botafogo, no último domingo. Os outros gols foram marcados na vitória por 3 a 1 sobre o Avaí, quando fez dois, e no empate em 2 a 2 com o Grêmio, ambos no primeiro turno. Para o capitão do Galo, não há segredo em seu sucesso ofensivo. Tudo é resultado de trabalho árduo e dedicação nos treinamentos.
Acho que o segredo é aproveitar as oportunidades que aparecem. Também são o treinamento e o trabalho. Treino muito a bola parada e a presença ali na área, quanto tenho chance. Tive a felicidade de, nos últimos jogos, fazer uma jogada aqui e outra ali e saírem os gols. Isso é fruto do trabalho e do que planto. Planto para colher coisa boa. Trabalho, treino e, nos jogos, têm aparecido as oportunidades. Deus tem me abençoado, e eu tenho conseguido fazer os gols.
Réver concordou com o companheiro de zaga e ressaltou a sensação de dever cumprido, a cada gol marcado pela dupla, chamada pela torcida do Atlético-MG de “Torres Gêmeas”.
Temos atacantes de qualidade que podem resolver o jogo para nós. Mas, graças a Deus, temos conseguido subir ao ataque, com a bola parada, que treinamos bastante nesses últimos dias. E tem surtido efeito. A partir do momento em que começa a dar certo, fico feliz pelo trabalho feito durante a semana e coloco em prática durante os jogos. Mas é como eu disse, temos jogadores do meio para frente para fazer esses gols e nos dar a vitória.
Eficientes também na defesa
O Atlético-MG é quarto time que mais finalizou de cabeça neste Brasileirão. O líder dessa estatística no Galo é Leonardo Silva, seguido por seu companheiro de zaga, Réver. Os dois dividem os méritos do sucesso ofensivo com o restante do elenco atleticano, como lembrou Leonardo Silva.
Tenho feito uns golzinhos aí. Na reta final, eles foram importantes. Eu agradeço a todos pelo trabalho. Fico feliz por ter ajudado e por ter evoluído bastante aqui dentro do Atlético-MG, principalmente neste segundo turno. Conseguimos tirar a equipe dessa situação. Acho que, no conjunto, de uma forma geral, o time evoluiu e, por isso, estamos um pouco mais aliviados.
Réver lembrou também do trabalho feito por Cuca, que conseguiu fazer com a defesa do Atlético-MG se tornasse a menos vazada do returno, ao lado do Coritiba, com 16 gols sofridos, e também chegasse com qualidade ao ataque.
Tudo isso é fruto do trabalho de Cuca. Tivemos tempo para trabalhar e aperfeiçoar, e isso tem dado resultado. É mérito do treinador que conseguiu fazer com que o setor parasse de sofrer gols e passasse a chegar forte ao ataque. Temos que parabenizar o treinador pelo trabalho feito.
Gol especial?
Em seus dias de artilheiro, Leonardo Silva negou que um gol sobre o Cruzeiro, no clássico do próximo domingo, às 17h (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, terá um gosto especial. O zagueiro jogou no grande rival do Atlético-MG por dois anos, e nem a possibilidade de mandar o rival para a Série B do Brasileirão faz com que mude seu discurso prudente.
Seria um gol como os outros. A mesma emoção, a mesma alegria. Vou procurar fazer meu trabalho e ajudar a equipe do Atlético-MG. Se aparecer a oportunidade, vou tentar fazer como nos últimos jogos, para sair com a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário