terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Escritor revela: Telê fez promessa 'impossível' para Galo ser campeão


No dia 17 de dezembro de 1971, o atacante Dario cabeceou a bola para o fundo do gol do Botafogo e calou o Maracanã. O Atlético-MG venceu por 1 a 0, conquistou o Campeonato Brasileiro daquele ano e, assim, obrigou o técnico Telê Santana a cumprir uma promessa impossível.
Convidado do "Redação SporTV" desta terça, o escritor Marcelo Baêta revelou que o treinador prometeu caminhar de Belo Horizonte até Congonhas, cidade da região metropolitana, em caso de título. O autor do livro "1971: O Ano do Galo" afirmou que Telê tentou manter sua palavra, mas não conseguiu.
O Telê fez uma promessa de ir a pé de Belo Horizonte até uma capela em Congonhas, que fica a 67 quilômetros de distância. Era uma promessa irrealizável. É um trecho todo de subida. Eles andaram por 25 quilômetros e já foi um feito heroico. Depois seguiram em uma viatura da PRF (Polícia Rodoviária Federal) até a capela - contou o jornalista.
Marcelo Baêta lembrou ainda que o técnico campeão brasileiro nem se preocupou em tomar cuidados mínimos para a caminhada.
O Telê foi com membros da comissão técnica. Eles não tinham o mesmo conhecimento de preparação física e fisiologia. Eles foram usando sapatos, nem de tênis estavam, e não devem ter levado protetor solar, porque chegaram bronzeados.
Telê Santana deixou a carreira de técnico em 1996, por conta de problemas de saúde. O treinador morreu dez anos depois, aos 74 anos.- O Telê jogou por 12 anos no Fluminense. Quando se aposentou, abriu uma sorveteria no subúrbio do Rio. Treinou uma equipe infanto-juvenil e um time de veteranos. Voltou ao Fluminense, como técnico, foi campeão infanto-juvenil e campeão juvenil. Em 1969, assumiu o time profissional e foi campeão carioca. Em 1970, foi campeão mineiro no Atlético-MG e no ano seguinte, ganhou o Brasileiro. Ele teve um início de carreira meteórico e, depois, ficou 20 anos sem conquistar grandes títulos. Só encerrou o jejum com o Brasileirão de 1991, com o São Paulo, e ganhou duas Libertadores e dois Mundiais.

Via GloboEsporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário